01. Gestão de projeto

  • Produção e definição do Business Plan do projecto com cronograma financeiro e plano de trabalhos
  • Definição da estratégia para o desenvolvimento do projecto
  • Apoio e orientação na definição dos layouts
  • Lançamento, avaliação e negociação das propostas que sejam necessárias para o desenvolvimento do projecto (projecto, empreitada, decoração, marketing e outros)
  • Controlo e verificação do cumprimento dos contratos com projetistas e consultores envolvidos nos projetos
  • Recolha e/ou preparação e compilação dos elementos administrativos, jurídicos e de projetos, com vista à elaboração de cada um dos Processos de Concurso para contratação do (s) empreiteiro (s)
  • Listagem dos projetos existentes
  • Verificação da suficiência, para concurso, dos elementos de projeto
  • Verificação e avaliação dos projetos de execução; Revisão preliminar de projecto e optimização de soluções
  • Identificação de condicionantes dos projetos e verificação de soluções técnicas gerais
  • Acompanhamento e realização de reuniões com Camaras Municipais e entidades licenciadoras para viabilidade do projecto
  • Promoção da introdução nos projetos das necessidades eventualmente referenciadas nos pareceres das Entidades Licenciadoras;
  • Promoção e compatibilização da introdução nos diversos projetos das alterações acordadas entre os futuros utilizadores dos espaços e o Dono de Obra;
  • Verificação da compatibilização das diversas peças desenhadas dos projetos;
  • Verificação das medições dos trabalhos a executar aferindo os mapas de quantidade;
  • Verificação das estimativas de custo apresentadas pelos projetistas;
  • Promoção dos cumprimentos da legislação em vigor;
  • Análise das diferentes peças dos projetos, nas suas diferentes fases (licenciamento e execução) e emissão de parecer escrito relativo ao mesmo;
  • Promoção de reuniões, de coordenação de projetos, com todos os projetistas, para acompanhamento dos eventuais esclarecimentos e complementos decorrentes do relatório anterior;
  • Coordenação das equipas envolvidas no projecto (projectistas, empreiteiro, decoração, marketing, promoção e outros)
  • Elaboração de atas das reuniões de coordenação;
  • Acompanhamento da compatibilização das peças desenhadas e peças escritas;
  • Sugestão de eventuais soluções e materiais de forma a otimizar os projetos;
  • Sugestão de processos construtivos adequados à qualidade e custos do produto final;
  • Verificação da coerência da estrutura das listas de quantidades de trabalho;
  • Relatório semanal com as actividades desenvolvidas na semana corrente e na semana seguinte;
  • Relatório mensal com a avaliação do cronograma financeiro e plano de trabalhos, bem como a descrição geral do andamento dos trabalhos

02. Concurso,  Análise de Propostas e Negociação de Empreitada – Fase Pré-obra

  • Elaboração de programa de concurso e de cláusulas gerais para o caderno de encargos
  • Organização do processo de concurso;
  • Lançamento de concurso;
  • Análise de propostas;
  • Relatório com o resultado do concurso;
  • Apoio ao Dono de Obra na fase de negociação;
  • Apoio ao Dono de Obra na preparação do contrato.

03. Fiscalização da Obra – Fase Obra

  • Verificação da adequada implantação da obra;
  • Controlo do cumprimento da execução dos trabalhos de acordo com o projeto, da empreitada e dos documentos que lhes servem de suporte;
  • Análise dos métodos e processos de construção propostos pelo Empreiteiro;
  • Ações de rotina relativas ao acompanhamento e controlo administrativo da empreitada, assegurando a elaboração periódica das atas das reuniões com a direção das obras em que intervirão empreiteiro, projetistas e outras entidades;
  • Verificar a exatidão ou o erro do projeto com a colaboração dos projetistas;
  • Controlo e verificação do cumprimento do programa de trabalhos e prazos previamente estabelecidos;
  • Análise e aprovação dos autos mensais de trabalhos e emissão dos certificados para pagamento das faturas;
  • Elaboração de relatórios mensais dirigidos ao Dono de Obra, com a descrição do andamento da obra, incluindo planeamento e situação financeira;
  • Análise das propostas sobre trabalhos a mais/menos e sua apresentação ao Dono de Obra;
  • Promoção, direção e secretariado de reuniões periódicas com os diferentes intervenientes e interessados na construção;
  • Realização dos ensaios de receção das instalações, equipamentos e sistemas;
  • Participação com o Dono de Obra na receção provisória da empreitada e elaboração do respetivo auto.
  • Verificação e garantia da conformidade técnica e regulamentar do Projeto com a Finalidade e com os termos do contrato relativo à Empreitada e ainda com as disposições legais e regulamentares em vigor, bem como apresentar atempadamente ao Dono de Obra as propostas e/ou metodologias de correção que entenda necessárias;
  • Aprovação de materiais a aplicar;
  • Averiguar se foram infringidas quaisquer disposições do contrato ou da Lei;
  • Resolver, quando forem da sua competência, ou submeter, com a sua informação, no caso contrário, à decisão do Dono de Obra todas as questões que surjam ou lhe sejam postas pelo empreiteiro e providenciar no que seja necessário para o bom andamento dos trabalhos, para a perfeita execução, segurança e qualidade da obra;
  • Transmitir ao empreiteiro as ordens do Dono de Obra e verificar o seu correto cumprimento;
  • Elaboração e envio ao Dono de Obra, com a periodicidade definida, das atas das reuniões realizadas;
  • Realização de vistorias e ensaios de receção das instalações, equipamentos e sistemas;
  • Participação, com o Dono de Obra, na receção provisória da empreitada e elaboração do respetivo auto;
  • Acompanhamento administrativo e técnico das ligações das redes de infraestruturas às redes públicas;
  • Supervisão e coordenação da elaboração das telas finais e demais elementos para a obtenção das licenças de utilização, bem como, assegurar as diligências junto das entidades intervenientes neste processo;
  • Organizar e gerir todo o arquivo documental relativo a todos os Trabalhos, bem como a troca de correspondência e documentação que venha a ocorrer por força da execução do contrato;
  • A informar imediatamente o Dono de Obra de qualquer situação, evento ou facto que seja suscetível de comprometer a Finalidade, designadamente, em termos de tempo e/ou custos;
  • Supervisionar e propor ao Dono de Obra a aplicação de multas ao Empreiteiro, por violação da Lei, nomeadamente na parte que respeita à legislação laboral, de segurança, saúde e higiene no trabalho, ambiente e qualidade;

04. Fiscalização da Obra – Fase Pós-Obra

  • Supervisão e coordenação da elaboração das telas finais e demais elementos para a obtenção das licenças de utilização, bem como, assegurar as diligências junto das entidades intervenientes neste processo
  • Fecho final de contas com o Empreiteiro;
  • Verificação de telas finais;
  • Definição do manual de condução;
  • Acompanhamento das eventuais listas de faltas e alterações.´

05. Coordenação de Segurança e Saúde

  • O Coordenador de Segurança é a face visível do Dono Obra durante o decurso dos trabalhos. É nele que o Dono Obra delega a responsabilidade para o desenvolvimento dos trabalhos em segurança e pelo cumprimento do Plano de Segurança e Saúde (PSS), de acordo com o estabelecido nas exigências legais definidas no Dl 273/2003 de 29 Outubro.A prestação do serviço “Coordenação de Segurança” pautará a sua prestação tendo em conta os princípios básicos da Enescoord:
  • Atuar, em representação do Dono de Obra, junto de todas as autoridades legalmente competentes;
  • Elaborar em representação do Dono de Obra a Comunicação Prévia de Trabalhos junto do ACT, mantendo a sua atualização periódica;
  • Analisar e aprovar o Plano de Segurança da Obra, desenvolvido pelo empreiteiro, e zelar pela sua adaptação e atualização permanente;
  • Organizar documentos e procedimentos de implantação do PSS em Obra.
  • Realizar Reuniões de Coordenação de Segurança em Obra, semanalmente, para análise de todo o processamento e cumprimento da legislação, com elaboração de atas de reunião com registos das situações observadas;
  • Organizar periodicamente auditorias e inspeções ao estaleiro, elaborando relatórios, que deverão ser transmitidos ao Dono de Obra e Empreiteiro;
  • Elaborar relatórios mensais de trabalho desempenhado e pareceres sobre o desenvolvimento da atividade de segurança em obra;
  • Analisar inquéritos e relatórios de acidentes de trabalho de acordo com o estabelecido no Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro;
  • Informar atempadamente o Dono de Obra sobre as matérias relevantes relativas a Higiene e Segurança do empreendimento;
  • Executar a Compilação Técnica da obra;
  • Entregar, no final da obra, dossier organizado com toda a documentação produzida ao longo da obra;
  • Averiguar se foram infringidas quaisquer disposições do contrato de Empreitada ou da Lei, no que respeita á segurança e saúde.